Logotipo da provincia do Rio
 

Província do Rio - Artigos - Santíssimo Redentor

Banner de chamada da radio e web sintonia redentorista

Banner da página de Artigos

Home > Artigos > Santíssimo Redentor

13/07/2017Santíssimo Redentor


Autor: Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R.

 Superior Provincial da Unidade Redentorista de RJ-MG-ES.


 

 

 

No terceiro domingo de julho, a Congregação do Santíssimo Redentor (Redentorista) celebra a festa de seu titular, o Santíssimo Redentor. Mas, o que significa a palavra redentor?
 
A figura do redentor, em hebraico go’el, inicialmente não possuía um sentido religioso. Era o membro mais próximo da família, de preferência um irmão, que tinha a responsabilidade de socorrer o parente, pagando a dívida para libertá-lo da escravidão. Mais tarde, este termo passou a ser utilizado para se referir a Deus. Javé foi aclamado como o Redentor de todo o povo de Israel porque o libertou da escravidão do Egito. Depois, a figura do go’el (redentor) foi também atribuída a Jesus, pois Ele a realiza plenamente.
 
Jesus Cristo, na sua morte e ressurreição, é o realizador da redenção universal. Por isso, é o Redentor, nosso único salvador e libertador. Celebrar o Santíssimo Redentor é celebrar o amor infinito e incondicional de Deus por todos nós. “Deus amou tanto o mundo que lhe deu seu Filho unigênito, para que não morra quem nele crê, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
 
A Constituição 6 da Congregação Redentorista afirma que a “redenção atinge o homem todo, aperfeiçoa e transfigura todos os valores humanos para que todas as coisas sejam recapituladas em Cristo”. A redenção em Cristo transforma e liberta a pessoa humana toda: tanto na dimensão espiritual, como também na sua existência terrestre e corpórea. É a realidade do Reino de Deus, isto é, a prática do amor, da justiça e da paz.
 
O XXV Capítulo Geral Redentorista, realizado na Tailândia, que escolheu como tema do sexênio (2016-2022) “Testemunhas do Redentor: Solidário para a Missão num mundo ferido”, interpela a todos os Redentoristas e aqueles que compartilham de seu carisma a construírem o Reino de Deus a partir da solidariedade. “Aceitemos o desafio de viver e construir solidariedade: solidariedade com nosso mundo, com a criação e com os homens e mulheres de nosso tempo; solidariedade com os menos favorecidos de nossa sociedade”.
 
Portanto, a solidariedade com os nossos irmãos mais fragilizados e a luta por uma sociedade mais justa e fraterna devem ser o testemunho de nossa fé e amor a Jesus Cristo, Redentor.
 
************************
 
Consagremos a Cristo Redentor
Nossas almas sedentas de luz,
Flores na manhã da vida entreabertas
Para a glória que jorra da cruz.
 
(Canção Redentorista)

 

 

Compartilhar

 
 
 
 

Faça seu comentario:

 
 

 

Comentários realizados:


Estou unido a Congregação do Santíssimo Redentor no dia de hoje pela celebração do padroeiro ""Santíssimo Redentor"", como ex seminarista, sinto-me afetivamente movido pelos ideais de Santo Afonso!!!!


Sandro Martins Pinto

Jacareí SP

EX seminarista Província Redentorista de São Paulo


SANDRO MARTINS PINTO - Há 12 dias

 
 

Avenida dos Andradas, 855. Morro da Glória. Juiz de Fora - MG – CEP: 36036-000
Tel: (32) 3218.4715 / (32) 3216.1215. Fax: (32) 3216.1171
E–mail: contato@provinciadorio.org.br

© 2015. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

logotipo Ato Interativo